Sumário

O que são agentes psicotrópicos?

Psicotrópico é todo agente químico que atua sobre o sistema nervoso central, causando alterações temporárias na percepção, humor, estado de consciência e comportamento. Podem ser substâncias de origem sintética (psicofármacos) ou natural (cogumelos, cannabis, opio etc.). 

Quais são os agentes psicotrópicos?

Medicamentos anestésicos

São fármacos utilizados para produzir anestesia cirúrgica. Exemplos: propofol, cetamina (ketamina)

Medicamentos ansiolíticos e sedativos

Os sedativos (também chamados de hipnóticos ou tranquilizantes menores) são substâncias que causam sono. Ansiolíticos são substâncias que reduzem a ansiedade. Exemplos de sedativos que também atuam como ansiolíticos são os benzodiazepínicos (por exemplo clonazepam – Rivotril®).

Medicamentos antipsicóticos

Também conhecidos por neurolépticos, antiesquizofrênicos ou tranquilizantes maiores. São fármacos eficazes no alívio dos sintomas da esquizofrenia e da mania. Os antipsicóticos podem ser classificados como típicos (por exemplo a clorpromazina) ou atípicos (como a quetiapina).

Medicamentos antidepressivos

São fármacos que aliviam os sintomas da depressão. Atualmente os antidepressivos têm outros usos terapêuticos, e podem ser prescritos para tratar sintomas de ansiedade, insônia e dor crônica. Os antidepressivos são classificados em Inibidores da Recaptação de Monoaminas (Serotonina, Dopamina e Noradrenalina), Tricíclicos, Inibidores da MAO e atípicos. Exemplos: sertralina, imipramina, amitriptilina, trazodona.

Medicamentos analgésicos opióides

São fármacos utilizados clinicamente para o controle da dor, pertencentes ao mesmo grupo químico da morfina.

Medicamentos estimulantes psicomotores (psicoestimulates)

São substâncias que produzem estado de alerta, euforia e agitação psicomotora. É o caso do metilfenidato (Ritalina®) e da cafeína.

Psicodélicos (psicotomiméticos / enteógenos)

Agentes que causam alterações na percepção e em estados de consciência. São agentes psicodélicos o LSD, a psilocibina (presente nos cogumelos mágicos), o DMT (presente na Ayahuasca) e o MDMA (substância ativa do “ecstasy“)

Medicamentos nootrópicos (“potencializadores da cognição”)

São fármacos que melhoram a memória e o desempenho cognitivo. São exemplos a donepezila e a rivastigmina, usadas no tratamento da Doença de Alzheimer.

Para conhecer mais sobre psicotrópicos, assista ao vídeo:

Para saber mais sobre  a psicofarmacologia dos transtornos mentais, acesse nosso curso “Psicofarmacologia e Ansiedade” AQUI.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *