O Acompanhamento Farmaterapêutico é o serviço de revisão, avaliação e monitoramento continuado da farmacoterapia do paciente, que é o seu tratamento com medicamentos. Esta prática tem como objetivo previnir danos e melhorar os resultados do tratamento e, portanto, a saúde do paciente. Este serviço de acompanhamento é uma atribuição exclusiva do  farmacêutico, que requer uma qualificação específica para a sua realização.

Como realizar o acompanhamento farmacoterapêutico?

farmacêutica conversando com uma idosa a respeito dos medicamentos

O acompanhamento da farmacoterapia tem como objetivo monitorar a saúde do paciente com ênfase na terapia medicamentosa, podendo fazer ajustes quando necessário. Embora as patologias se apresentem de forma semelhante nas pessoas, existem condições particulares que devem ser consideradas na escolha do melhor tratamento. Comorbidades, estilo de vida e história prévia influenciam no prognóstico das doenças e da mesma forma, podem interferir com a farmacoterapia.

Na primeira consulta farmacêutica, o paciente é orientado quanto ao seu tratamento e cada medicamento utilizado. O paciente é informado sobre o que esperar do tratamento: quais os benefícios, possíveis efeitos colaterais, possíveis interações com outros medicamentos ou com alimentos.

O farmacêutico elabora um calendário posológico personalizado, com o melhor esquema terapêutico adaptado à sua rotina.

Após a primeira consulta, o farmacêutico faz uma análise estruturada e fundamentada da farmacoterapia prescrita (revisão da farmacoterapia), com o objetivo de identificar interações, medicamentos em excesso, entre outros problemas que possam comprometer o tratamento e a saúde do paciente.

O acompanhamento é feito por até 6 meses, através de consultas mensais online ou presenciais, sendo que pode ser considerado pelo profissional farmacêutico a necessidade de um intervalo menor entre as primeiras consultas.

Quais os objetivos da consulta de revisão de farmacoterapia?

  • Educar o paciente para o uso correto de seus medicamentos;
  • Educar o paciente sobre sua condição clínica;
  • Auxiliar quanto a dúvidas e anseios;
  • Identificar, discutir e resolver o uso; inapropriado do medicamento;
  • Identificar efeitos adversos;
  • Identificar interações medicamentosas.

Quais os benefícios da consulta de revisão de farmacoterapia?

  • Melhorar os resultados esperados do tratamento;
  • Saber o melhor horário para tomar os medicamentos de acordo com a sua rotina;
  • Assegurar que os pacientes estejam informados sobre seus medicamentos;
  • Oportunidade para pacientes de discutir quaisquer dúvidas com o farmacêutico;
  • Melhora a adesão ao tratamento;
  • Melhorar a relação custo-benefício do tratamento;
  • Prevenir o uso desnecessário de medicamentos;
  • Aconselhamento sobre tratamentos alternativos seguros em conjunto com o tratamento prescrito;
  • Evitar re-hospitalizações;
  • Promover educação em saúde.

O contexto brasileiro e o papel do farmacêutico

mão de pessoa negra cheia de remédio, fazendo alusão a automedicação. afim de ressaltar a importancia da a revisão da farmacoterapia do paciente

No Brasil, a automedicação é um problema – quase 90% da população com mais de 16 anos admite tomar medicamentos sem prescrição médica ou farmacêutica (fonte: ICTQ, 2022). Sendo que os principais medicamentos utilizados por conta própria são analgésicos (64%), antigripais (47%), relaxantes musculares (35%). Sintomas como ansiedade, estresse e insonia também são motivos para automedicação em pelo menos 6% da população.

Além do problema da automedicação, frequentemente o paciente consulta médicos de diferentes especialidades, que não conversam entre si, fazendo cada médico sua prescrição de medicamentos – muitas vezes sem considerar outros medicamentos que a pessoa faz uso. 

O farmacêutico é o profissional habilitado para fazer a análise do conjunto de prescrições a fim de identificar possíveis problemas que possam comprometer os tratamentos e prejudicar a saúde. Para saber mais sobre o desafio do Brasil em relação ao uso de seguro de medicamentos e como o profissional farmacêutico, através da revisão da farmacoterapia do paciente, é parte fundamental na solução destes problemas, você pode acessar nosso artigo Acompanhamento Farmacoterapêutico e o uso seguro de medicamentos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *