Ácido Gama-aminobutírico (GABA)

O GABA é um aminoácido produzido pelo corpo, que tem a função de neurotransmissor no sistema nervoso central. Tem ação inibitória, ou seja, quando se liga em seu receptor, causa inibição do neurônio. Essa inibição diminui a atividade neuronal. Portanto, ele é muito importante para regular a atividade neuronal; é útil para compensar uma atividade intensa.

Na farmacologia, essa função inibitória do GABA é muito útil para tratar convulsões, onde o excesso de atividade neuronal é o causador da crise. Então, usar um fármaco que aumente a ação deste aminoácido tem o efeito inibitório ideal para cessar uma crise epiléptica.

A inibição por este aminoácido também é aumentada pela ação de drogas sedativas, como os benzodiazepínicos, barbitúricos e o álcool. Esse aumento da ação deste aminoácido leva ao efeito sedativo, além de causar amnésia. Afinal, para lembrar-se de algo, é preciso formar memória. E para isso, os neurônios precisam estar ativos – e não inibidos pelo GABA 😉

Para saber mais sobre os conceitos gerais da psicofarmacologia baixe gratuitamente um guia completo sobre “Conceitos Básicos da Psicofarmacologia” AQUI.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *