Consulta Farmacêutica Online

Sua farmacêutica, em qualquer lugar, na hora que você escolher


Se você toma muitos remédios, assista o vídeo e saiba como a consulta farmacêutica pode diminuir os problemas ligados ao uso de medicamentos e melhorar os resultados do seu tratamento.

Consulta Farmacêutica Online

Sua farmacêutica, em qualquer lugar, na hora que você escolher

Se você toma muitos remédios, assista o vídeo e saiba como a consulta farmacêutica pode diminuir os problemas ligados ao uso de medicamentos e melhorar os resultados do seu tratamento.

Farmacêutica PhD em Farmacologia

Especialista em psicofarmacologia e neurobiologia da ansiedade. Cristiane Mochny é doutora em farmacologia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com missão de estudos na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina).

Aulas Ministradas

Cristiane Mochny ministrou aulas presenciais para alunos de graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina e aulas on-line e presenciais para cursos de Psicologia em Florianópolis.

Atuação baseada em evidências

No acompanhamento farmacoterapêutico, a dra. Cristiane utiliza um programa (Método Dáder) cujas bases científicas asseguram a otimização dos resultados dos medicamentos. Para os pacientes atendidos neste programa, é disponibilizado um registro onde se relacionam as informações de saúde com o uso dos medicamentos, que auxilia a prática clínica de toda a equipe de saúde.

figura com uma cruz e um check simbolizando o que representa os objetivos da consulta farmacêutica

OS OBJETIVOS DA SUA CONSULTA FARMACÊUTICA

  • Tirar as dúvidas e anseios do paciente em relação ao seu tratamento com medicamentos.
  • Informar e orientar o paciente sobre seu estado de saúde.
  • Orientar sobre o uso correto de seus medicamentos.
  • Identificar e resolver problemas decorrentes do uso de medicamentos.
  • Identificar efeitos adversos, tais como dores, insônia, inchaços, alterações de apetite, de humor, entre outros.
  • Obter o melhor resultado possível do tratamento medicamentoso através da análise técnica de cada medicamento.
  • Evitar o uso desnecessário de medicamentos.
  • Estabelecer horários e condições para a  tomada dos medicamentos que respeitem a rotina do paciente, facilitando o cumprimento do tratamento.
  • Orientar sobre hábitos saudáveis e tecnologias em saúde.
  • Aconselhamento e auxílio para emagrecimento e cessação de tabagismo.

OS BENEFÍCIOS DA CONSULTA FARMACÊUTICA

  • Atendimento personalizado com foco na promoção da saúde e no uso racional de medicamentos.
  • Aconselhamento e orientação sobre a condição de saúde do paciente e o seu tratamento.
  • Melhora dos resultados  do tratamento medicamentoso.
  • Manejo adequado de efeitos colaterais e interações medicamentosas decorrentes do uso de medicamentos.
  • Eliminar o uso desnecessário de medicamentos.
  • Segurança para o paciente: a supervisão do farmacêutico diminui os riscos de intoxicação medicamentosa e efeitos adversos dos medicamentos.
  • Aconselhamento sobre terapias complementares ao tratamento prescrito.
  • Registro farmacoterapêutico disponível para a equipe de saúde: documentação com os dados da evolução clínica relacionados com ao tratamento com medicamentos.
  • Melhora do estado de saúde geral e qualidade da vida.
figura com um coração e uma cruz simbolizando o acolhimento em saúde que representa o atendimento durante a consulta farmacêutica
uma mão tocando o botão ligar de um celular para fazer uma consulta clînica com um farmacêuticocassistência farmacoterapêutica online

Porque contratar uma consulta farmacêutica?

São muitas as dúvidas que podem acometer um paciente que faz uso de vários medicamentos de forma simultânea. Isto porque as prescrições médicas nem sempre vem acompanhadas de explicações e muitas vezes são feitas sem levar em consideração os remédios que os pacientes já fazem uso. 

Sendo assim, é na consulta farmacêutica que o paciente poderá tirar as suas dúvidas em relação a sua condição clínica e ao seu tratamento. Será a oportunidade de falar sobre os seus problemas de saúde e entender melhor o que pode estar causando estas alterações. A farmacêutica poderá traçar estratégias para facilitar a adesão do paciente ao tratamento, diminuir efeitos colaterais e aumentar os resultados de saúde e bem estar.

Como funciona a consulta farmacêutica?

1° Consulta

Entrevista Inicial;

Orientações gerais sobre os medicamentos;

Identificação das demandas em saúde;

Conciliação de medicamentos;

Esclarecimento em saúde;

Elaboração de calenário posológico personalizado.

2° Consulta

Análise dos dados de saúde, medicamentos, interações e possiveis problemas. Leva de 15 a 30 dias.

3° Consulta

Apresentação dos resultados da revisão da terapia medicamentosa.

Avaliação dos resultados após a primeira consulta.

Orientações específicas sobre a saúde e os medicamentos.

Para pacientes com doenças crônicas e idosos polimedicados:

Acompanhamento Farmacoterapêutico

  • Consultas online com a farmacêutica;
  • Seis (6) consultas mensais onde a farmacêutica avalia o estado de saúde geral do paciente, monitora os resultados do tratamento e realiza intervenções farmacêuticas apropriadas;
  • Parecer clínico na perspectiva do medicamento; 
  • Registro dos dados de saúde relacionados com os medicamentos em prontuário disponivel para toda a equipe médica;
  • Consultas com intervalo de 15 dias.
figura com uma farmacêutica um calendário e uma cartela de medicamentos simbolizando a ajuda da farmacêutica na orientação sobre como organizar a rotina de consumo das doses de medicamentos durante a consulta farmacêutica

O que é um calendário posológico personalizado?

  • A farmacêutica elabora para você uma rotina de uso dos seus medicamentos de acordo com as suas necessidades, sem comprometer a eficácia do tratamento.
  • Essa rotina leva em consideração o uso de medicamentos com alimentos e as possíveis interações medicamentosas, garantindo a eficácia e a segurança do tratamento.
  • São observadas também suas características individuais e o seu estilo de vida.

Quem é a farmacêutica que irá te atender?

Cristiane R. Mochny é farmacêutica, mestre e doutora em Farmacologia. Durante o período na pesquisa, se especializou em Psicofarmacologia e atuou na investigação dos circuitos neurais, comportamentos e respostas fisiológicas relacionados com o estresse e a ansiedade. É professora em cursos de graduação (farmácia e psicologia) e é autora de conteúdo digital e cursos na área da Psicofarmacologia. Já ajudou muitas pessoas a obterem mais benefícios de seus tratamentos, através da conciliação de medicamentos, revisão de farmacoterapia e aconselhamento. É farmacêutica autônoma, e não possui vínculos comerciais com a indústria ou com farmácias. Sua missão é promover a saúde e o uso racional e seguro de medicamentos.

Quem é a farmacêutica que irá te atender?

Quem é a farmacêutica que irá te atender?

Cristiane R. Mochny é farmacêutica, mestre e doutora em Farmacologia. Durante o período na pesquisa, se especializou em Psicofarmacologia e atuou na investigação dos circuitos neurais, comportamentos e respostas fisiológicas relacionados com o estresse e a ansiedade. Foi professora em cursos de graduação (farmácia e psicologia) e é autora de conteúdo digital e cursos na área da Psicofarmacologia. Já ajudou muitas pessoas a obterem mais benefícios de seus tratamentos, através da conciliação de medicamentos, revisão de farmacoterapia e aconselhamento. É farmacêutica autônoma, e não possui vínculos comerciais com a indústria ou com farmácias. Sua missão é promover a saúde e o uso racional e seguro de medicamentos.

Perguntas frequentes

 

As atribuições clínicas do farmacêutico foram regulamentadas no Brasil em 29/08/2013, através da Resolução CFF 585/2013. Atualmente está em crescimento e não há limites de sessões para sua prática. O atendimento farmacêutico online amplia o acesso de serviços do farmacêutico à população brasileira em geral.

O farmacêutico NÃO pode diagnosticar doenças, retirar medicamentos sem o consentimento médico, prescrever medicamentos que exigem prescrição médica (medicamentos para diabetes, hipertensão arterial, psicotrópicos, antimicrobianos)

A farmacêutica faz uma avaliação do seu caso específico, levando em consideração as suas particularidades como a sua rotina e seus hábitos, sua condição de saúde, suas tendências genéticas etc. Em algumas situações, pequenas mudanças no esquema terapêutico podem ajudar, como mudar o horário para tomada do medicamento,  evitar certas combinações com outros remédios ou alimentos/bebidas podem ajudar a reduzir os efeitos colaterais.

É comum que os pacientes façam uso de remédios para eliminar sintomas que podem ser, na verdade, efeitos colaterais de outras medicações, ou mesmo, das interações entre os medicamentos de seus próprios tratamentos. Na maioria das vezes, quando estes sintomas aparecem as pessoas buscam algum remédio para obter alívio, mas nem sempre é necessário. Também pode acontecer de o paciente passar com médicos de diferentes especialidades e receber prescrições de medicamentos em duplicidade, ou seja, a pessoa está usando dois medicamentos diferentes para o mesmo propósito. Mas nem sempre esses dois juntos tem algum benefício clínico, então, em conjunto com o médico, pode-se optar por apenas um deles e reduzir assim gastos com medicamentos desnecessários. A farmacêutica é a profissional capacitada para investigar e detectar problemas relacionados à necessidade de medicamentos, e propor soluções para resolvê-los.

O excesso de medicamentos pode causar intoxicação, que pode levar a ocorrência de náuseas, vômitos, confusão mental, cefaléia, entre outros efeitos desagradáveis. Além disso, o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo aumenta o risco de interações medicamentosas, isto é, um medicamento interfere no funcionamento ou metabolismo do outro, causando: efeitos indesejáveis, perda de efeito, toxicidade.

Não existe um limite para a quantidade de medicamentos que se pode tomar em um dia. Algumas pessoas são mais tolerantes que outras quanto ao surgimento de efeitos adversos. A constituição genética de cada um determina o quanto a pessoa é suscetível aos efeitos de um medicamento. Deve-se ter em mente que o uso desnecessário de medicamentos pode ser prejudicial à saúde. Por isso, não tome nenhum medicamento sem a orientação de um médico ou farmacêutico.

Responsável Técnico

Cristiane R. Mochny

CRF/SC – 20126

Atenção: Este site não oferece tratamento imediato em casos de intoxicação ou overdose medicamentosa. Em casos de emergência, procure atendimento na unidade de pronto atendimento mais próxima ou ligue para o Disque-Intoxicação 0800-722-6001 (ANVISA).