Minha história...

Minha história com o universo dos medicamentos começou quando, com 18 anos, fui contratada para uma vaga de auxiliar de escritório em uma empresa do ramo farmacêutico. Ali, durante o tempo em que ficava sentada enviando documentos por fax, estudava os certificados de análise, a literatura de segurança e os informativos técnicos dos produtos. Nas horas vagas, aproveitava para ler estudos clínicos e monografias de substâncias, afinal tinha ali uma vasta biblioteca cuja organização era minha responsabilidade. Nascia assim, uma farmacêutica apaixonada pelo propósito de tratamento e cura, pela interação entre a química e a vida, pela qualidade e ética no cuidado à saúde.

Descoberta a minha paixão pela farmacologia, logo ingressei no curso de farmácia da UniFMU em São Paulo, onde me graduei em 2008. No final deste mesmo ano, fui aceita no curso de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, para realização do mestrado e doutorado, no Laboratório de Neurobiologia Comportamental. Realizei uma missão de estudos na Universidad de Córdoba, na Argentina e em 2017 obtive o título de Doutora em Farmacologia. Durante esse período, me dediquei à pesquisa na área da Neuropsicofarmacologia: estudar como o cérebro funciona e se relaciona com o corpo e o ambiente é fascinante!

Assim, minha área de interesse tem foco no entendimento dos sistemas neurais e bioquímicos envolvidos nos comportamentos de medo e na ansiedade, no processamento de memórias traumáticas e nas respostas ao estresse. Sou professora de Psicofarmacologia e meu objetivo é contribuir para que a discussão sobre saúde mental seja rica e pautada na ciência. Meu compromisso é promover o uso racional de medicamentos psicofármacos e contribuir para a diminuição do uso abusivo destas substâncias, através da educação.

Compartilhar conhecimento e experiências é a base da nossa evolução.

Cristiane Mochny

Foi a partir das reflexões e aprendizados trazidos pela pandemia de Coronavírus que nasceu a Farmaco & Brain. Durante este período tão delicado da nossa história, fomos obrigados a lidar com o medo, a angústia do isolamento, a perda de pessoas queridas, o negacionismo, entre outros inúmeros desafios. No entanto, apesar de tantas adversidades, foi neste momento que despertamos para o sentimento de que, não há tempo a perder quando se trata de seguir o nosso propósito, e que é necessário deixar a nossa zona de conforto, para poder seguir na direção da conquista dos nossos sonhos.

Foi então, neste projeto, que unimos duas grandes paixões: o estudo da neuropsicofarmacologia e o ato de lecionar e compartilhar os saberes. Nunca foi tão urgente propagar informação baseada em resultados validados pela ciência. Quanto mais os conhecimentos da Psicologia, da Farmacologia e da Medicina se integram, mais a Neurociência avança. Para nós, trata-se de ensinar o que nos fascina e assim construir uma comunidade de profissionais dedicados à saúde mental e dispostos a discutir as melhores abordagens terapêuticas para os desafios encontrados na atualidade e mais especificamente, em relação ao tratamento da ansiedade.

Nossa missão e valores

Nossa missão é capacitar o profissional da saúde mental com base no estudo da neurociência sobre as diferentes possibilidades de tratamento para ansiedade, em saúde mental. Acreditamos no compartilhamento dos avanços científicos aliado às ferramentas sociais para contribuir para a melhoria da saúde mental individual e coletiva. Conhecer os benefícios, limitações e riscos, das terapias farmacológicas e não-farmacológicas é fundamental para alcançarmos tratamentos de excelência na prática do profissional de saúde.

Neste caminho, nosso propósito é entregar o conhecimento de forma prática e acessível, para que nossa comunidade possa usufruir deste conteúdo no seu dia a dia. O conhecimento aliado à prática agrega autonomia e confiança à sua abordagem clínica, trazendo resultados melhores para os pacientes.

Seguiremos juntos, comprometidos com os valores da ciência, com os resultados da nossa comunidade e com a entrega de conteúdo da mais alta qualidade.

“Na vida, não existe nada a temer, mas a entender.” (Marie Curie)

O ensino online já é uma realidade

O ano de 2020 veio para consolidar a tendência de ensino remoto que vinha crescendo ao redor do mundo. No Brasil, só em março deste mesmo ano, houve um crescimento de 70% no número de matrículas em modalidades remotas de aprendizagem. Fato este que consolida o desafio da estruturação do ensino formal, para o modelo de ensino híbrido.

Neste contexto, nos sentimos desafiadas a idealizar um modelo de ensino fundamentado em uma metodologia exclusiva denominada BRAIN, que foi desenvolvida com pelas professoras doutoras Juliana Kroon e Cristiane Mochny. Além dos 5 pilares que estruturam o método (entenda melhor aqui), o modelo oferece tanto aulas síncronas, na quais os professores e os alunos trabalham juntos, em horários predefinidos e de maneira online, quanto em atividades e aulas assíncronas, nas quais o aluno pode estudar em seu próprio tempo e velocidade, sem necessidade de estar com a turma ou o educador. Assim, através desta metodologia, nos comprometemos a engajar nossos alunos em um processo de capacitação de alto nível, de uma forma leve e prazerosa.

Convidamos você a trilhar o caminho da aprendizagem contínua junto com a gente. Seguimos neste propósito de propagar os conhecimentos sobre a neurociência do tratamento para ansiedade e nesta jornada, ensinar e aprender.

Quase metade dos estudantes matriculados em cursos online optaram por estudar exclusivamente através da educação a distância.

Leia artigos, assista vídeo aulas, receba e-books e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre psicofarmacologia de forma prática e acessível.